• Telefone:
  • 31 3892-5352 | 31 98601-5352

contato@vilaodonto.com.br

Sexta, 12 Julho 2019 09:30

Mitos e verdades sobre a cárie

Mitos e verdades sobre a cárie
A cárie não escolhe idade, gênero ou classe social e é a principal doença relacionada à saúde bucal dos brasileiros. A boa notícia é que ela pode ser prevenida e tratada com higiene, alimentação e visitas ao dentista! Veja mitos e verdades sobre esse mal dos dentes! Chiclete sem açúcar evita cárie: Mito. Não atrapalha, mas também não ajuda. Quanto mais pasta de dente, melhor: Mito. Isso atrapalha a escovação. Comer hortaliças ajuda na saúde dos dentes: Verdade. Ajuda na mastigação pois produz saliva e flúor natural para os dentes. A cárie pode contagiar: Mito. É uma doença causada por bactérias já presentes na boca. Comer muito doce aumenta o risco de ter cárie: Verdade. O açúcar serve de alimento para as bactérias.
Alerta para cuidados com a saúde bucal
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 50% da população brasileira vai ao dentista regularmente. Para elevar este índice e conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde bucal, a Dental Cremer promove uma série de ações dentro do projeto #vaaodentista. Lançada em 2015, a iniciativa conta com um portal que mostra os diversos tipos de tratamento, dá dicas sobre os principais cuidados com a saúde bucal e mostra a localização dos profissionais mais próximos da casa ou do trabalho do internauta. No blog, o público conhecerá um pouco mais sobre as especialidades da odontologia, como clínica geral, endodontia, estética, implantodontia, ortodontia e odontopediatria, e a aplicação de cada uma delas. Também estão disponíveis artigos que orientam sobre quais alimentos ajudam a manter os dentes mais fortes e saudáveis; alertam sobre a relação entre os problemas bucais e as doenças cardíacas; e mostram…
Aparelhos ortodônticos podem ser usados na infância
Muitos pais têm dúvidas sobre qual a idade correta para colocar aparelho ortodôntico no seu filho. A boa notícia é que é possível, cada vez mais cedo, fazer o uso para casos comuns na infância, como a mordida cruzada e a projeção do maxilar para frente ou para trás, corrigindo a postura da língua. Não há uma idade definida para iniciar o tratamento. Mas, a partir dos quatro anos, recomenda-se procurar um especialista para avaliar a saúde bucal da criança. Como nessa fase de troca de dentição os ossos da face não estão totalmente calcificados, conseguimos obter um ganho considerável no tratamento. Isso é possível, segundo a ortodontista, em função dos aparelhos ortopédicos (ou funcionais), já que eles utilizam o céu da boca e as gengivas como apoio, sem oferecer riscos para a saúde dos dentes de leite. Essa técnica pode ser usada em crianças pequenas porque modifica a estrutura…
Cárie dentária - Uma história interminável
O que é a cárie dentária?A cárie é uma doença universal em todas as populações mundiais e é o principal fator responsável por dor dentária e perda de dentes. É uma doença infeciosa multifatorial e transmissível, causadas por bactérias presentes na boca que se alimentam de determinados tipos de açúcares provenientes da nossa dieta. Paralelamente, a doença é influenciada por outros fatores variáveis e acessórios: quantidade de saliva, espécies bacterianas, educação, atitude e comportamentos, etc... Quando as bactérias se mantêm por algum tempo sobre as superfícies dos dentes, degradam açúcares da dieta e produzem ácidos que destroem os tecidos dentários, causando lesões de cárie. Estas lesões podem surgir em diferentes dentes ou zonas de dentes, variando em aspeto, cor, extensão, profundidade, rapidez de evolução, dureza, etc... A presença de bactérias sobre os dentes não resulta necessariamente em lesões de cárie dentária, mas é um fator indispensável. Na ausência de tratamento,…
Subestimado, cuidado com dentes de leite é essencial para as crianças
A importância dos dentes de leite é, muitas vezes, subestimada pelos pais. Eles são os responsáveis pelas primeiras experiências das crianças com alimentos sólidos de diferentes texturas, contudo, não recebem tanta atenção quanto os dentes permanentes. A primeira dentição é essencial para o desenvolvimento da fala, por exemplo. Os dentes mal posicionados e perdidos por conta das cáries fazem falta e podem modificar o alinhamento da arcada dentária. Para evitar a doença, é necessária uma melhor orientação destinada aos pais, que devem postergar a introdução do açúcar no alimento das crianças, além de estimulá-las, tornando o momento agradável e servindo de exemplo.
9 cuidados essenciais para manter a saúde bucal em dia
É pela boca que começa a boa saúde: tanto pelo que comemos quanto pela forma como tratamos nossos dentes e gengivas em casa. Alguns cuidados básicos de escovação e hábitos fazem toda a diferença para não sentirmos dor ou incômodos nem insegurança com mau hálito ou dentes fragilizados. Saiba quais são os cuidados essenciais para que sua saúde bucal esteja sempre em dia. Tudo muito simples e fácil de colocar em prática hoje mesmo. Escolher a melhor escova de dentes para seu casoEm geral, o melhor modelo é o de cabeça pequena e arredondada, com cerdas macias e polidas, que não ferem as gengivas e não desgastam o esmalte dos dentes. Se você usa aparelho ortodôntico fixo, procure um modelo específico para essa situação: o formato especial tira a sujeira e limpa os bráquetes perfeitamente. Dar preferência a cremes ou géis dentais com flúorO flúor protege o esmalte dos dentes…
Pagina 1 de 10

Onde estamos

Rua Ana Koester, 40, Centro, Viçosa-MG - CEP: 36570-000

Telefone: 31 3892-5352

Celular: 31 98601-5352

Email: contato@vilaodonto.com.br

Atendimento: Seg. à Sex. das 8:00hs às 12:00hs e das 13:30hs às 19:00hs

Mais lidas

Marque sua consulta AGORA!

Agende sua Consulta: Informe seus dados abaixo que entraremos em contato agendando um horário de avaliação. Obrigado.
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida