• Telefone:
  • 31 3892-5352 | 31 98601-5352

contato@vilaodonto.com.br

Sexta, 18 Janeiro 2019 12:13

Ortodontia: Além do sorriso

Ortodontia: Além do sorriso
A ortodontia é só “desentortar” dentes? Será que essa especialidade, a mais antiga da odontologia, não é frequentemente subestimada no impacto que têm sobre nossas vidas? Para melhor ou pior, a estética e atratividade têm grande peso em nossa sociedade e o sorriso é um componente central na beleza da face. Dentes fora de posição ou tortos podem ser um comprometimento a essa estética, e a ortodontia é a primeira coisa que vêm a nossa mente quando pensamos na correção destes problemas. Mas existe mais que a ortodontia pode fazer por você. A ortodontia vai além do sorriso. O traumatismo dentário é o segundo problema mais prevalente de saúde bucal. Já foi estimado por estudos que desde 1990, 15% da população mundial pode ter sofrido algum tipo de traumatismo dentário. A ortodontia é importante na prevenção desse problema ao realizar o tratamento precoce de pacientes que são um grupo de…
Terça, 15 Janeiro 2019 10:23

Os sisos entortam os dentes da frente?

Os sisos entortam os dentes da frente?
Os sisos entortam os dentes da frente? Pode ser que você já tenha tido essa dúvida, você pode até mesmo já ter removido seus sisos (conhecidos na odontologia como terceiros molares) para evitar que isso acontecesse. Mas será que é verdade? Será mesmo que os sisos entortam os dentes da frente, ou isso é apenas mais um mito? Nos Estados Unidos por exemplo, cerca de 10 milhões de dentes sisos são extraídos anualmente, sendo esse procedimento uma das cirurgias orais mais frequentes. A estatística é que aproximadamente 75% das pessoas que recebem algum cuidado de saúde oral acabam extraindo os sisos. O que dizem os estudos mais recentes A dúvida se os dentes sisos são responsáveis por entortar os dentes da frente é antiga e já foi estudada por inúmeros pesquisadores. Recentemente, alguns estudos tentaram responder a essa dúvida. Dois artigos estudos interessantes, um de 2013 feito no Brasil e…
O que dizer para o ortodontista antes de começar seu tratamento
Antes de começar seu tratamento ortodôntico, você deve ajudar seu ortodontista com informações que possibilitem que ele faça um plano de tratamento seguro e que atenda as suas expectativas. Separei nessa lista 10 informações que sempre peço aos meus pacientes e que me ajudam muito a fazer um tratamento melhor e que os deixem mais satisfatórios. Se você pensa em começar um tratamento ortodôntico ou já começou, ajude seu ortodontista também a te dar melhores resultados! 1. O que você quer Isso mesmo. Mais pessoas do que você imagina aparecem no consultório de um ortodontista sem realmente saberem o que estão fazendo lá. Existem pacientes que não perceberam que tem algum problema ortodôntico, mas foram indicados por colegas. Existem pacientes que simplesmente querem “colocar aparelho”, sendo que o tratamento ortodôntico não deve ser feito sem indicações, pois é um tratamento com custos e efeitos colaterais. É importante que você diga,…
Sexta, 04 Janeiro 2019 16:52

O que é mordida profunda e como tratar

O que é mordida profunda e como tratar
A mordida profunda é um problema ortodôntico relativamente comum. Damos a ela esse nome porque os incisivos (dentes da frente) inferiores ficam encobertos pelos incisivos superiores. E a mordida fica mais “funda” do que o ideal. A correção da mordida profunda depende muito do que está causando ela e é fundamental que seu ortodontista faça o diagnóstico e planejamento antes de começar o tratamento. Mordida profunda: características Geralmente observada pela cobertura excessiva dos incisivos inferiores pelos superiores. Podemos considerar uma mordida profunda quando há cobertura de mais de 3mm dos incisivos inferiores. Mordida profunda e danos à gengiva e dentes Em alguns casos, os incisivos inferiores chegam a tocar na gengiva logo atrás dos superiores. A longo prazo, isso pode causar danos a gengiva destes dentes. Esse tipo de traumatismo pode ser uma indicação para o tratamento da mordida profunda o quanto antes! Um outro problema que pode aparecer a…
Fazer clareamento dentário antes ou depois do tratamento ortodôntico?
O clareamento dental é uma boa opção para as pessoas que buscam estética e não querem usar facetas de porcelana. Muitos pacientes que pensam em fazer o tratamento ortodôntico ou já estão fazendo desejam também fazer o clareamento dental. Mas é melhor fazer antes ou depois de usar o aparelho ortodôntico? O clareamento afeta seu tratamento? Efeitos do clareamento nos dentes Todos os clareadores dentários são à base de peróxido de hidrogênio (ou seja, água oxigenada) em concentrações e formulações variadas, como líquido, gel, creme e recebem nomes diferentes como peróxido de carbamida, perborato de sódio, etc… Esses materiais atuam dilatando os poros da superfície do dente (o esmalte), para que o agente clareador possa penetrar no esmalte realizando seu efeito clareador. Como o clareamento afeta o tratamento ortodôntico? Devido ao seu efeito sobre a superfície dos dentes, o clareamento aumenta o nível de descolamento dos brackets (as peças do…
Segunda, 17 Dezembro 2018 17:19

Por que os dentes nascem fora do lugar?

Por que os dentes nascem fora do lugar?
Esse problema existe e tem um nome: ectopia (do grego extopos: fora do lugar). A ectopia é o desenvolvimento de um órgão do corpo fora do seu lugar. Acontece com certa frequência com dentes por várias razões, sendo o mais afetado o canino superior. Por que dentes que nascem fora de lugar? A ectopia tem várias causas e saber diagnosticar o que a causou é essencial para seu tratamento. Alguns dos motivos que podem ser a causa de dentes que nascem fora de lugar: Falta de espaço na arcada dentária: isso leva o dente a ficar retido ou em alguns casos, irromper em posição alterada. Alguns estudos apontam para uma possível causa genética. Alteração no mecanismo de irrupção dos dentes. Cistos, tumores e outras patologias. Dentes supranumerários, que é a formação de dentes além do número normal. Um tipo de dente supranumerário é o chamado mesiodens, que nasce no céu…
Pagina 1 de 6

Onde estamos

Rua Ana Koester, 40, Centro, Viçosa-MG - CEP: 36570-000

Telefone: 31 3892-5352

Celular: 31 98601-5352

Email: contato@vilaodonto.com.br

Atendimento: Seg. à Sex. das 8:00hs às 12:00hs e das 13:30hs às 19:00hs

Mais lidas

Marque sua consulta AGORA!

Agende sua Consulta: Informe seus dados abaixo que entraremos em contato agendando um horário de avaliação. Obrigado.
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida